terça-feira, 19 de julho de 2016

O planejamento

Planejar uma expedição com duração de 20 dias, trabalhando com algo totalmente diferente e com uma filha de 5 meses em casa, não é uma tarefa nada fácil. Por esse motivo, procurei uma empresa especializada para ajudar com essa tarefa. Essas empresas possuem uma equipe de guias experientes que podem ajudar muito com dicas e conselhos,  diminuindo os erros e maximizando as chances de chegarmos ao cume em segurança.

Monte Aconcágua
No Brasil existem algumas empresas que oferecem este serviço entre elas, a Grade 6Gente de Montanha e a Morgado Expedições, são as principais. Todas oferecem um pacote bem parecido, com duração de aproximadamente 20 dias e toda a assistência necessária. O custo é um pouco elevado, mas certamente é uma boa escolha para quem procura pessoas com experiência para ajudar na realização de um sonho.
As conversas com a Grade 6 começaram em 2015. Cheguei a pagar a primeira parcela, mas com a chegada da Lara, precisei postergar a viagem para 2017.
A ideia é treinar até o fim de dezembro de 2016 e voar para Mendoza - Argentina no dia 06 de janeiro de 2017.
Passaremos apenas 1 dia em Mendoza para alugar os equipamentos faltantes, comprar comida e retirar o "permisso"  (entrada do parque), para então nos dirigirmos para o parque do Aconcágua.
A rota escolhida para a escalada é conhecida como 360 graus. É uma rota que permite conhecer as duas faces do Aconcágua, iniciando-se pela Quebrada de Vacas  e nos levando até o campo base Plaza Argentina. A grande vantagem dessa rota é que a descida não é feita pelo mesmo caminho, possibilitando conhecer sempre uma nova paisagem.
Agora é hora de treinar e providenciar todos os equipamentos. A contagem regressiva já começou...


domingo, 17 de julho de 2016

Alguém para apoiar

Expedições para alta montanha, normalmente, atraem a curiosidade do público em geral. Pensando nisso, resolvi procurar alguma causa para tentar ajudar a divulgar. Já havia feito algo parecido quando levei a bandeira do Salve o Planeta Azul, dos produtos Dr. Veit, nas expedições para o Campo Base do Everest e Vulcões do Equador, mas dessa vez por ter me mudado do Rio de Janeiro para São Paulo, procurei algo mais regional.

Salve o Planeta Azul no Everest


 Inicialmente, procurei conhecer alguns bancos de sangue, pois havia passado há pouco tempo pela experiência de doar sangue e plaquetas para um irmão de um amigo, de apenas 7 anos, que estava passando pelo tratamento de um câncer. Conversei com algumas pessoas mas acabamos não evoluindo.
Voltei para o computador e comecei a pesquisar sobre câncer infantil até que encontrei o GRAACC – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer. Achei o trabalho incrível e resolvi escrever para saber se eles estariam interessados em embarcar comigo nessa expedição. Escrevi diversos e-mails e não recebi nenhuma resposta. De qualquer forma, agendei uma visita para conhecer o hospital e o trabalho que o GRAACC desenvolve.






Agende uma Visita Monitorada pelo telefone: (11) 5080-8415
Horário de agendamento: das 9h às 17h


Sede do Hospital do GRAACC
Rua Pedro de Toledo, 572 - Vila Clementino - SP CEP 04039-001




Levei comigo uma apresentação impressa e um pendrive com todos os arquivos para tentar apresentar meu projeto. Cheguei até a deixá-la com o responsável pela visita, mas, infelizmente, ninguém retornou.
Realmente, pensei em desistir, mas não era possível que ninguém iria responder nem que sim nem que não.
Voltei ao site, e encontrei o telefone da sede do Desenvolvimento Institucional. Finalmente, havia encontrado o caminho, mas o responsável estava de férias.
Demorei quase 3 meses para conseguir apresentar meu projeto e agendar uma reunião, mas no final ou começo, tudo deu certo!


Agora o principal desafio é conseguir ajudar o GRAACC  a divulgar seus projetos, eventos e campanhas, que visam buscar os recursos necessários para manter o hospital.

Visite o site e conheça um pouco mais do GRAACC!

https://www.graacc.org.br/



Aconcágua 2017


sábado, 16 de julho de 2016

Como começou

A escalada entrou na minha vida em 1995, após ganhar de presente dos meus pais um curso básico. Iniciei na modalidade esportiva, passei pelas escaladas clássicas e após incentivo de um antigo chefe, comecei a pesquisar sobre as escaladas de altas montanhas. 
Em 2009 pensei no desafio do Monte Aconcágua, mas após uma breve pesquisa cheguei a conclusão que precisaria de um pouco mais de experiência.
Fui para o Nepal, Equador e Papua Nova Guiné antes de decidir me aventurar pelas terras andinas da Argentina.
O Monte Aconcágua (Sentinela de Pedra), com 6.960 metros de altitude é, simultaneamente, o ponto mais alto da América e de todo o Hemisfério Sul, e o mais alto fora da Ásia. Fica localizado nos Andes Argentinos, muito próximo da cidade de Mendoza.  A montanha faz parte do projeto 7 cumes (Seven Summits), que tem como objetivo a escalada das montanhas mais altas de cada um dos 7 continentes. Sua escalada, normalmente, é feita através da rota normal e dura 20 dias, em função da necessidade de aclimatação e a espera da melhor condição climática. Um desafio que exige preparação física diferenciada, planejamento e força de vontade. 



A expedição está agendada para o dia 06 de janeiro de 2017, quando viajaremos de São Paulo para Mendoza na Argentina.